Presidente de 2019-20 do RI anuncia seu lema
O presidente eleito do Rotary International, Mark Daniel Maloney, falou da sua visão para fortalecer o Rotary. Ele ressaltou a necessidade dos rotarianos expandirem suas conexões com as comunidades às quais servem, dentro de um modelo inovador de clube que contribua ao crescimento da organização.
Maloney, do Rotary Club de Decatur, EUA, revelou seu lema para 2019-20, O Rotary Conecta o Mundo, dando as boas-vindas aos participantes da Assembleia Internacional em San Diego, EUA, durante sessão plenária na segunda-feira.
"A primeira ênfase é no crescimento do Rotary — aumentando nossa prestação de serviços, aumentando o impacto dos nossos projetos e, acima de tudo, aumentando o número de associados para que possamos ir ainda mais longe", disse Maloney, que defende que as conexões são a essência da experiência rotária.
“O Rotary facilita a conexão entre nós, de maneira forte e significativa”, disse ele. “Ele nos conecta com pessoas que de outra forma jamais conheceríamos, pessoas que no final das contas vemos que são mais parecidas conosco do que imaginávamos. A organização nos conecta com nossas comunidades, com oportunidades profissionais, e com populações que precisam da nossa assistência.”
Maloney pediu a todo Rotary e Rotaract Club para identificarem segmentos populacionais da respectiva comunidade não representados em seu clube, formando comissões diversificadas de quadro associativo.
“Por meio do Rotary, nós somos conectados à diversidade humana de maneira especial, formando vínculos duradouros para o alcance do objetivo comum”, acrescentou ele. “Neste mundo cada vez mais dividido, o Rotary é esta fonte de conexão.”
Maloney pediu aos líderes presentes para oferecerem experiências alternativas e oportunidades de voluntariado que contribuam para que profissionais e pessoas muito ocupadas assumam cargos de liderança.
“Precisamos promover uma cultura de complementação da vida familiar e da vida rotária, e não de competição. Para tanto, temos que dar passos práticos e eficazes para mudar a cultura atual, sendo realistas quanto às nossas expectativas, levar em conta os compromissos pessoais e receber os familiares de rotarianos nas nossas atividades.”